quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Filme: Blue Jasmine



Título Original: Blue Jasmine
Direção: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins
Gênero: Comédia dramática (?)
Duração: 1h 38 min.
Ano: 2013
Sinopse: Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.

Opinião da Louise:

Como na vida nem tudo são flores (nossa, que ditado mais brega!), aqui venho eu fazer a resenha de um filme que eu não gostei. Ou melhor, um filme que eu achei muito ruim. E como eu já expliquei em alguma outra postagem aqui do blog, faço questão de compartilhar todos os filmes que eu assisto e vários livros que eu leio, independentemente de serem bons ou ruins. Então, vamos lá!

Primeiramente devo dizer que eu li algumas resenhas da internet e também estive "ligada" no pequeno "bafafá" que esse filme gerou no começo do ano nas premiações do cinema. Eu sei que a maioria das pessoas achou um tremendo filme, com tremendas interpretações e sei lá mais o quê. Eu acho tudo isso uma grande bobagem. 

Quero começar falando de Cate Blanchett... Uma interpretação espetacular! Sim, você leu certo. Cate acertou em cheio ao dar vida a Jasmine. A personagem é uma mulher louca (realmente louca, do tipo que toma compridos pra não falar sozinha), sozinha, antiga ricaça que perdeu tudo... E Cate simplesmente conduziu a trama do filme com maestria, uma vez que sua personagem era o foco de tudo, obviamente. 

O restante... Odiei as interpretações de todos os outros atores. Um filme repleto de personagens banais, fúteis, mesquinhos e os atores não ajudaram a melhorar a situação. Uma trama completamente sem graça, sem vida, tão tão blue (em referência ao título do filme, "Blue Jasmine". Além de ser a cor azul, "blue" em inglês também é usado para "triste, melancólico"). Confesso que não sou fã dos filmes de Woody Allen, que tem aquele seu estilo peculiar e estranho. Um filme que toca do começo ao fim músicas de jazz (estilo filme das décadas passadas) contrastando com o mundo moderno? Poxa, Jasmine tem um celular touchscreen e a música tema do filme é "Blue Moon"? Sei lá. Sei que esse é o estilo do diretor, mas eu realmente achei uma péssima combinação. Toda a filmagem também parece ser em um estilo mais antigo, o que eu acho muito estranho. 

Resumindo: Achei péssimo do começo ao fim. Sabe aquelas histórias que não vão para frente, que não evoluem? Pois é, essa é uma dessas! O espectador fica basicamente viajando na mente de Jasmine entre presente e passado sem nada extraordinário nunca acontecer. E o final? Nossa, vocês não vão adivinhar o final! Se você assistir a esse filme, vai ter que concordar comigo: Você não esperava que o filme iria terminar naquela cena! Não mesmo. Quando eu estava já me preparando para o que mais de chato poderia acontecer em seguida, BUM! O filme acabou. Eu não sabia se ficava grata por parar de desperdiçar meu tempo ou se chorava pelo tempo perdido. Afinal de contas, aturar quase duas horas de uma história "água" (porque até o "açúcar" faltou)... Aliás, não espere por uma comédia dramática. Se você demonstrar qualquer emoção durante o filme, provavelmente vai ser de desgosto e impaciência. Não vai haver risadas, eu prometo.



OBS: Se depois disso tudo alguém decidir olhar (ou alguém já olhou), pode deixar sua opinião nos comentários? Gostaria muito de saber se eu fui a única alma terrível que detestou o filme. :) Obrigada!



Louise M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário